12.12.12

as Velhas Glórias (7) - Basaúla ...


Basaúla Lemba nasceu em Kinshasa (ex-Zaire), a 3 de Março de 1965.
Basaúla iniciou a sua carreira de futebolista no Vita Club de Kinshasa, e veio para Guimarães em 1986/87, juntamente com N’Dinga e N’Kama.
A sua primeira passagem por Guimarães não foi muito bem sucedida, apesar de ter efectuado alguns bons jogos, nomeadamente o dos oitavos-de-final da Taça UEFA, em Guimarães, contra os holandeses do Groningen.
Até regressar ao Vitória (em 1990/91), este zairense representou o Elvas durante duas épocas, e o Estrela da Amadora durante outras duas.
Durante as quatro épocas seguintes, Basaúla realizou 94 jogos com a camisola do Vitória, tendo marcado 7 golos.
A caricatura representa Basaúla na época de 1991/1992.
Foi nestes últimos anos que se tornou internacional pela selecção do Zaire, jogando nas edições da CAN em '92 e '94, que se realizaram respectivamente no Senegal e na Tunísia.
Até terminar a sua carreira, no União de Montemor (época de 1999/2000), ainda defendeu as cores de BelenensesTirsenseMoreirense e Vasco da Gama de Sines.

O seu “alter ego“, também conhecido por “Basa”, é uma Velha Glória do D. Afonso Henriques. Escreveu o seu primeiro artigo a 21 de Novembro de 2004 (pouco mais de 1 mês após a criação do blogue)…


Fernão Rinada

referências biográficas e fotográficas utilizadas:
- blogue Glórias do Passado
- livro "86 ANOS DE HISTÓRIA DO VITÓRIA SPORT CLUBE"

PRÓXIMA VELHA GLÓRIA: ADEMIR ALCÂNTARA

(para ver as ex-Velhas Glórias, carregar aqui)

Etiquetas: , ,

publicada por Ibraim @ 16:35  

0 Comentários:

Enviar um comentário

Efectuar comentários é absolutamente livre, neste blogue. Não serão, no entanto, admitidos insultos aos seus membros ou ao Vitória Sport Clube.

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

 

Locations of visitors to this page